Diante dos olhos, os gestos
2016

Paço Imperial, de 23 de março – 29 de maio
Curadoria Ivair Reinaldim
Fotografia Wilton Montenegro

Os trabalhos reunidos nesta mostra individual fazem parte de uma pesquisa recente, fundamentada na viagem que Regina de Paula fez a Israel. Ao conhecer e vivenciar aspectos peculiares da paisagem milenar de Jerusalém, questões anteriormente identificáveis em outras séries de obras passaram a conviver com novos interesses de investigação poética. Desde então, a artista tem utilizado a Bíblia como objeto, tanto em relação à sua materialidade quanto aos significados abrangidos em suas histórias. Passa a desenvolver séries de fotoperformances, conjunto de imagens fotográficas apresentadas como sequências narrativas que, a partir de sua condição alegórica, procuram transpor para o contexto cultural carioca (considerando-se também certos reflexos da colonização brasileira ainda hoje verificáveis socialmente) uma metáfora de libertação, deduzível em paisagens bíblicas, sejam elas literais ou simbólicas.

Ao assumir fragmentação e narrativa como elementos essenciais nesses trabalhos, a artista entende que cada imagem possui sua própria dimensão de tempo e movimento em latência; no entanto, quando apresentadas sequencialmente – como fotografias ou videoprojeções –, evidenciam o registro de ações performáticas realizadas para a câmera. Poderíamos salientar, assim, a presença de algo que acontece diante do aparelho fotográfico ou mesmo dos olhos de um “outro” hipotético, um alguém que observa a natureza e a potência contida em cada gesto. Não se abstendo dos aspectos políticos, tanto quanto dos iconográficos, cabe alertar, contudo, que os trabalhos de Regina de Paula aqui expostos não podem ser reduzidos ao âmbito da ilustração moral ou política, nem ao campo religioso ou histórico, e guardam aí sua força e potência como arte – nas suas dimensões reflexiva, crítica e transformadora. Constituem, em síntese, aquilo que somente a arte, a seu modo, é capaz de dizer, re(a)presentar ou mesmo enunciar.

Ivair Reinaldim
Curador

Na abertura, performance de Anais-karenin
Trabalhos com participação de Anais-karenin, Eder Martins de Souza, Ismael David e Nanda Canuta Ribeiro
Fotografia Wilton Montenegro
Edição (vídeo) Rodrigo Lima