Regina de Paula nasceu em 1957, em Curitiba, Paraná, e dois anos depois mudou-se com a família para o Rio de Janeiro.

Aos 15 anos de idade ingressou no extinto Instituto de Belas Artes ‒ IBA (atual Escola de Artes Visuais do Parque Lage), onde cursou desenho, pintura, escultura e teoria da cor, mas durante alguns poucos meses apenas, pois considerou conservadora a pedagogia da instituição. Em 1975, selecionada para o VII Salão de Verão (MAM-RJ) e para o VII Salão Nacional da Prefeitura de Belo Horizonte, assistiu às aulas de Sergio Campos Mello no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro; posteriormente frequentou seu ateliê, período em que entrou em contato com a obra de artistas contemporâneos, especialmente os brasileiros da década de 1970.

Em 1977, cursou um semestre da Faculdade de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula e as oficinas de Roberto Magalhães, Eduardo Sued e Maria de Lourdes Mader Pereira na Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

Ingressou em 1978 na Escola de Superior de Desenho Industrial (Esdi) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, que concluiu em 1981.

Nos anos seguintes dedicou-se mais intensamente a projetos de programação visual. Ao retomar integralmente sua atividade artística, decidiu viver em Nova York (1988-1992), onde fez mestrado na Columbia University com bolsa de estudos da Capes e realizou sua primeira individual (1990).

No segundo semestre de 1992 retornou ao Brasil e no início 1993 foi selecionada para o Projeto Macunaíma da Funarte, realizando sua primeira individual no Brasil.

Logo começou a lecionar em cursos livres no Centro Cultural Candido Mendes (1993), na Universidade Nacional de Brasília UnB (1993-1995), na Escola de Artes Visuais (1994-1995) e na Universidade Estácio de Sá (1996-1997). Foi professora também na Faculdade de Educação da Uerj (1994) e no Departamento de Cenografia da UNI-RIO (1996).

No segundo semestre de 1998 começou a lecionar na Escola de Design de Interiores da Universidade Candido Mendes (Ucam), na qual participou da criação do Projeto Visões Contemporâneas, cujo propósito era estimular, em mesas-redondas, a reflexão e o debate de questões relevantes da arte atual.

Em 2001 iniciou o doutorado em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluído em março de 2005 com a aprovação da tese Não habitável como poética de espaço, orientada por Carlos Zilio.

Foi artista residente do Centre d’Art Passerelle, em Brest, França (2005). Em 2006, como professora adjunta, começou a lecionar no Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Indicada para o Prêmio Pipa em 2011, no ano seguinte, no âmbito do projeto Cofre, na Casa França Brasil, apresentou Miragens, e participou de Três artistas, na Galeria Paradigmas, em Barcelona; é também de 2012 a montagem da individual Tratado elementar de arquitetura, na Galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea (RJ), que abrigou, em 2014, a próxima mostra individual de sua obra, E fiquei de pé sobre a areia. Em 2015 participou da Trio Bienal (RJ) e da Bienal do Mercosul (Porto Alegre), em 2016 realizou uma grande exposição no Paço Imperial do Rio de Janeiro e lançou o livro Regina de Paula: diante dos olhos os gestos, organizado pela artista e pelo historiador da arte e curador Marcelo Campos.

Exposições

Individuais

2016, Diante dos olhos, os gestos, curadoria de Ivair Reinaldim, Paço Imperial, Rio de Janeiro.
2014, E fiquei de pé sobre a areia, curadoria de Luiz Chrysostomo, Galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea, Rio de Janeiro.
2012, Tratado elementar de arquitetura, curadoria de Marcelo Campos, Galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea, Rio de Janeiro.
2009, O cubo paisagem, curadoria de Sheila Cabo Geraldo e Luiza Interlenghi. Cavalariças, Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro.
2006, Não-habitável (SSCC), Galeria Novembro, Rio de Janeiro.
2000, Não-habitável, Museu do Telephone/Espaço Telemar, Rio de Janeiro.

1999, Não-habitável, Galeria de Bolso da Casa de Cultura da América Latina, Brasília.
1998, Aqui e para além, Galeria Catete, Museu da República, Rio de Janeiro.
1997, Espaço Cultural Sérgio Porto, Rio de Janeiro.
1996, Tempo: imagem-memória, Galeria Ismael Nery, Centro de Artes Calouste Gulbenkian, Rio de Janeiro.
1995, Programa de Exposições, Centro Cultural São Paulo, São Paulo.
1993, Projeto Macunaíma, Galeria Espaço Alternativo, Funarte/Ibac, Rio de Janeiro.
1990, Recent works, Macy Gallery, Columbia University, Nova York.

Exposições

Coletivas selecionadas

2016, Rosa, curadoria Gabriela Davies, Galeria Mercedes Viegas Arte Contemporânea, Rio de Janeiro.
2016, Impressões, Múltiplo Espaço Arte, Rio de Janeiro.
2016, Baía de Guanabara: águas e vidas escondidas, MAC Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Rio de Janeiro
2016, Ao amor do público, curadoria de Paulo Herkenhoff, MAR Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro.
2016, Coleção Joaquim Paiva, curadoria de Fernando Cocchiarale e Fernanda Lopes, MAM Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
2016, Paquetá experimenta arte contemporânea, curadoria de Ivair Reinaldim, Casa das Artes de Paquetá, Rio de janeiro.
2015, 10a Bienal do Mercosul, Usina do Gasômetro, Porto Alegre.
2015, Trio Bienal, Memorial Vargas, Rio de Janeiro.
2014, Há escolas que são gaiolas. Há escolas que são asas. Arte e Sociedade no Brasil 2, curadoria de Janaina Melo e Paulo Herkenhoff, MAR Museu de Arte do Rio, Rio de Janeiro.
2014, OBAOBA, curadoria de Leo Ayres, Fosfobox, Rio de Janeiro.
2014, Limiares – a coleção Joaquim Paiva no MAM-Rio, MAM Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
2014, Situações Brasília 2014. Prêmio de Arte Contemporânea do DF, Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Brasília.
2012, Miragens, Projeto Cofre, Casa França Brasil, Rio de Janeiro.
2012, Ser, paisagem, curadoria de Karina Dias e Graça Ramos, Funarte, Brasília.
2012, Entre tres artistas, curadoria de Glòria Fernandez e Victor Ramírez, Galeria Paradigmas, Barcelona.
2011, Realidades – desenho contemporâneo brasileiro, curadoria de Nazareno, Sesc Pinheiros, São Paulo.
2010, Projetos [in] provados, curadoria de Sonia Salcedo del Castillo, Caixa Cultural, Rio de janeiro.
2009, Novembro, Novembro Arte Contemporânea, Rio de Janeiro.
2007, O Museu como lugar, comissão curadora Alberto Saraiva, Everardo Miranda, Glória Ferreira e Marcio Doctors, conceito de Neno del Castillo e Sonia Salcedo del Castillo, Museu Imperial, Petrópolis.
2007, Eu/desejo, curadoria de Luiza Interlenghi, Quarto, Rio de Janeiro.
2006, Linguagens visuais: 10 anos, Centro de Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro.
Arquivo geral, curadoria de Paulo Venancio Filho, Centro de Artes Hélio Oiticica, Rio de Janeiro.
2005, Équipée Rio-São Paulo-Brest, Centre d’Art Passerelle, Brest.
Amalgames, curadoria de Philippe Cyroulnik, Musée de l’Hotel Dieu, Mantes la Jolie.
2005, Coleção Joaquim Paiva, Ano do Brasil na França, Théâtre de la Photographie et de l’Image Charles Nègre, Nice.
2004, Cartografias do desejo, curadoria de Renata Proença, Espaço Bernardes Jacobsen, Rio de Janeiro.
2003, Centro I EX I cêntrico, curadoria de Gê Orthof e Marília Panitz, CCBB Centro Cultural Banco do Brasil, Brasília.
2003, Grande Orlândia, artistas abaixo da Linha Vermelha – Rua Bela 148 até General Bruce 230, Rio de Janeiro.

2002, Transfigurações, o Rio no olhar contemporâneo, curadoria Angela Magalhães e Nadja Peregrino, Salão Internacional do Livro, da Imprensa e Multimídia, Genebra.
2001, Linguagem, Espaço AB, Rio de Janeiro.
2001, Rio-trajetórias: ações transculturais, curadoria de Cristiana de Melo, Funarte, Rio de Janeiro.
2001, Transfigurações, o Rio no olhar contemporâneo, curadoria Angela Magalhães e Nadja Peregrino, Centro Cultural Light, Rio de Janeiro.
2001, Nova Orlândia, Rua Jornalista Orlando Dantas, no 53, Rio de Janeiro.
Prêmio Uniarte/Faperj, Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
2001, Vertentes contemporâneas, Projeto Rumos Visuais/Itaú Cultural, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
2001, Fotografia: o espelho infiel, Projeto Rumos Visuais/Itaú Cultural, Belo Horizonte.
2001, Salão de Arte Pará, Galeria Residência, Belém.
2000, Deslocamentos do feminino, curadoria de Luiza Interlenghi, Conjunto Cultural da Caixa, Rio de Janeiro.
2000, Vertentes contemporâneas, Projeto Rumos Visuais/Itaú Cultural, Museu de Arte Contemporânea, Curitiba, e Fundação Joaquim Nabuco, Recife.
2000, Fotografia: o espelho infiel, Projeto Rumos Visuais/Itaú Cultural, Campinas.
2000, Investigações: Rumos Visuais 2, Projeto Rumos Visuais/Itaú Cultural, São Paulo.
1999, VI Salão da Bahia, Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador.
1999, Vertentes contemporâneas, Projeto Rumos Visuais/Itaú·Cultural. Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Fortaleza.
1998, XVI Salão Nacional de Artes Plásticas, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
1998, Prêmio Brasília de Artes Visuais, Teatro Nacional, Brasília.
1997, Regina de Paula e Claudia Bakker, curadoria de Luiza Interlenghi, Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, Rio de Janeiro.
1993, 17o Salão Carioca de Arte, Escola de Artes Visuais, Rio de Janeiro.
1993, Projeto Macunaíma, Ibac/Funarte, Rio de Janeiro.
1992, Works by Fifteen Artists, Prentiss Hall, Columbia University/Department of Visual Arts, Nova York.
1991, Natural Order, Art in General, Nova York.
1991, Natural Order, Triplex Gallery, Nova York.
1991, Artist in the Marketplace, Bronx Museum of the Arts, Nova York.
1991, Small Works, 80 Washington Square East Galleries, New York University, Nova York.
1975, VII Salão de Verão, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
1975, VII Salão Nacional da Prefeitura de Belo Horizonte, Museu de Arte Moderna de Belo Horizonte, Belo Horizonte.

Obras

Coleções públicas & privadas selecionadas

MAR Museu de Arte do Rio.
MAR – Museu de Arte do Rio / Secretaria Municipal de Cultura da cidade do Rio de Janeiro – Fundo Almeida e Dale.
Museu de Arte de Brasília.
Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães, Recife.

Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador.
Coleção Joaquim Paiva, Rio de Janeiro.
Coleção Luiz Chrysostomo de Oliveira Filho, Rio de Janeiro.
Coleção Max Perlingero, Fortaleza.

Premiações

Prêmios & bolsas selecionados

2016, Diante dos olhos. Edital Faperj: Programa Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do Rio de Janeiro.
2013, Paisagens: deslocamento e sobreposição. Edital Faperj: Programa Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do Rio de Janeiro.
2002, Doutorado, Capes.

1999, VI Salão da Bahia (prêmio), Museu de Arte Moderna da Bahia, Salvador.
1996, Programa de Bolsas RioArte. Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
1988, Mestrado, Capes.

Textos

Textos da artista

E fiquei de pé sobre a areia. Polêmica, Revista eletrônica da Uerj, Rio de Janeiro, v.14, 2015, p. 73-86. Disponível em: http://bit.ly/2lQRZ45

Tratado elementar de arquitetura. Anais do 22o Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Belém: Anpap/PPGARTES/ICA/UFPA, 2013, p. 1712-1721. Disponível em: http://bit.ly/2mAJhpt

Narrativa: a imagem Não-habitável e o romance. Anais do 20o Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (Cd-Rom). Rio de Janeiro: Anpap, 2011, p. 4318-4332. Disponível em: http://bit.ly/2mXooWH

Não-habitável [SSCC]. Concinnitas, Rio de Janeiro, v.1, n.16, 2010, p.140-147. Disponível em: http://bit.ly/2ndoV7b

Não-habitável como poética de espaço. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, n.12, 2005, p.18-23. Disponível em: http://bit.ly/2lR8ddM